A Cidade de Santos


Santos é a cidade sede da Região Metropolitana da Baixada Santista. Plano e cercado por morros, tem apenas 2 metros de altitude e clima tropical, com temperatura média de 22 graus.

Abriga o maior porto da América Latina, o qual é o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade, assim como o comércio e o turismo. Para se ter uma idéia de sua importância, o Porto de Santos é responsável pelo fluxo de mercadorias que representam 40% do PIB Nacional, aproximadamente. Historicamente, o Porto de Santos foi fundamental para a exportação do café e a recepção dos imigrantes de várias partes do mundo durante o século XIX e início do século XX.

Além das praias, Santos possui um importante conjunto de prédios históricos, museus e centros culturais. Destaca-se, entre outros, a Bolsa do Café (onde funcionavam os pregões para venda de café até a década de 1950) e o Santuário de Monte Serrat (localizado num morro a 157 metros acima do nível do mar, acessível por uma escadaria ou por bondinho).

Destaca-se, também, o mais extenso jardim urbano de todo mundo, segundo o Guinness Book, localizado ao longo dos 7 km da orla de Santos. São 5.335 metros de comprimento e 218.800 m² de área verde bem cuidada.


Jardim da Orla de Santos, o mais extenso do mundo

ATRAÇÕES E PONTOS TURÍSTICOS

Aquário Municipal
Primeiro aquário público do Brasil, foi inaugurado em 1945 pelo então Presidente Getúlio Vargas. É o segundo parque mais visitado do estado, superado apenas pelo Zoológico de São Paulo. Apresenta mais de 200 espécies de água doce e salgada, num total de 4000 animais aquáticos ocupando seus 30 tanques.
Fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, na Ponta da Praia. [Mais]

Jardim Botânico Chico Mendes
O Jardim Botânico Chico Mendes é um parque ecológico destinado a preservar diferentes espécies de plantas e cultivar as mudas que abastecem os jardins da praia e ruas da cidade. Começou em 1925, no antigo Horto Municipal, que ficava ao lado da Santa Casa, onde foram plantadas as primeiras mudas.
Fica no bairro do Bom Retiro. [Mais]

Monte Serrat
Um dos pontos mais altos da cidade, com 147 metros acima do nível do mar, proporciona uma das mais belas vistas da cidade. Do seu mirante é possível ter uma visão completa do Porto, parte dos morros que cercam Santos, o Canal de Bertioga, o Estuário e as Ilhas Barnabé e de Santo Amaro. [Mais]

Museu da Pesca
Construído no local de uma fortificação datada do século XVIII (Forte Augusto), abrigou inicialmente a Escola de Aprendizes-Marinheiros, depois a Escola de Pesca e, finalmente, um dos primeiros Institutos de Pesquisa na Baixada Santista, o Instituto de Pesca. Em 1942, com a montagem do esqueleto de uma baleia da espécie fim, com 27 metros de comprimento e 7 toneladas, parte do Instituto torna-se o Museu de Pesca. Uma de suas funções é desenvolver atividades educativas não formais, com o intuito de criar ou descobrir e estimular mentalidades dirigidas à correta utilização dos recursos naturais, incluindo os recursos pesqueiros. [Mais]

Museu do Mar
Esse museu apresenta uma visão geral dos principais grupos marinhos do Brasil e de várias partes do mundo, já que 90% do material exposto vem do exterior, originário dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Tendo como origem uma coleção de conchas, seus 21 mil exemplares correspondem ao maior acervo de conchas do País, entre as quais se destacam duas gigantes. [Mais]

Pinacoteca Benedicto Calixto
O último remanescente dos antigos e luxuosos palacetes da orla da praia, que pertencia a um barão do café, por si só já é uma atração. Construído em 1900 por um alemão, o casarão foi reformado e ampliado em 1921, com rico acabamento em estilo art nouveau. Restaurado em 1992, hoje abriga as obras do famoso pintor santista Benedicto Calixto, promove mostras e exposições de arte, cursos de técnicas artísticas e possui biblioteca especializada em arte. [Mais]

Praia de José Menino
É um dos principais locais do agito noturno de Santos. Essa praia é frequentada por surfistas e pelos praticantes de asa-delta que saltam do Morro do José Menino (ou Santa Teresinha). Próxima à divisa de São Vicente, fica a Ilha de Uruqueçaba, que significa "pouso do urubu".

Praia do Boqueirão
Possui uma área de conveniência com Posto de Informações Turísticas, Posto Policial, Banco 24 Horas e sanitários. Conta com conjunto arquitetônico modernista tombado pelo Patrimônio Histórico. Aos sábados, acontece uma feira de artesanato com produtos da região.

Praia do Embaré
Fica perto da Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré e conta com vários quiosques com lanchonetes bastante frequentadas pelos jovens.

Praia de Aparecida
Com apenas um quilômetro de extensão, localiza-se no bairro onde fica a Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Praia do Gonzaga
Fica no ponto mais badalado de Santos, muito procurado pelos turistas dos hotéis próximos. É onde fica o ponto final da linha de ônibus Conheça Santos.

Ponta da Praia
Localizada junto à entrada do estuário do Porto de Santos, é o melhor local para observar a movimentação dos navios. Essa praia é ponto de partida para passeios pela baía e Laje de Santos, além da Travessia Santos-Guarujá (Ferry Boat).

FONTE: Prefeitura de Santos, http://www.santos.sp.gov.br
Viva Santos, http://www.vivasantos.com.br